O propósito primordial de A.A., como afirma nosso preâmbulo, é “… mantermo-nos sóbrios e ajudarmos outros alcoólicos a alcançarem a sobriedade.”
O único requisito para tornar-se membro de A.A. é o desejo de parar de beber.
Não se pagam taxas ou mensalidades; somos auto-suficientes graças ás nossas próprias contribuições.
Nas reunião de A.A. os membros compartilham entre si suas experiências pessoais na recuperação do alcoolismo e apresentam ao recém-chegado os Doze Passos de A.A. para a recuperação pessoal e as Doze Tradições que sustentam a Irmandade.
As reuniões constituem o coração do programa de A.A. e são conduzidas de maneira autônoma pelos vários grupos de A.A. espalhados por cidades no mundo inteiro.
Qualquer pessoa pode assistir às reuniões de A.A. . Estas geralmente consistem em depoimentos proferidos por um ou mais membros que compartilham suas impressões sobre sua doença e sua presente recuperação em A.A.
Em algumas reuniões são convidados profissionais, imprensa, e público em geral estas são realizadas com o propósito de levar informação a respeito de A.A. ao público não alcoólico ( e eventualmente ao alcoólico também).
Alcoólicos em recuperação em A.A. costumam assistir a várias reuniões por semana. Entre elas: Depoimentos, Estudo dos 36 Princípios de A.A. e temáticas realizadas por Membros de A.A. ou Profissionais. Anonimato.
O anonimato ajuda a Irmandade a reger-se por princípios e não por personalidades, e a atuar por atração e não por promoção. Compartilhamos abertamente nosso programa de recuperação, mas não mencionamos os nomes dos indivíduos que participam dele.
Sejam bem vindos a nossas reuniões.
A.A. não fornece cartas de referência a comissões de livramento condicional, advogados, oficiais de justiça, agências de emprego, etc.