REUNIÕES HOJE

O Alcoolismo é uma DOENÇA progressiva, incurável e fatal.

Isso não significa que a doença do alcoolismo não possua tratamento. Aqui você encontra tópicos sobre como A.A. funciona conforme seu conhecimento sobre nós. 

icone interrogacao aa

Contato de Ajuda

Entre em contato com A.A. para receber ajuda. Telefone e Whatsapp para atendimento humanizado.

icone interrogacao aa

Você não conhece A.A.?

Separamos 10 perguntas e respostas para você conhecer mais sobre A.A.

icone interrogacao aa

É novo membro em A.A.?!

Separamos 10 perguntas e respostas para recém ingressados(as) em A.A.

icone interrogacao aa

Como servir em A.A.?

Separamos 10 perguntas e respostas para membros que desejam servir A.A.

Contato de Ajuda

Telefone

Segunda, Quinta e Sexta das 8:00 às 11:30

Whatsapp

Atendimento por Whatsapp 24/7

Não conhece A.A.?

O que é Alcoólicos Anônimos?

Alcoólicos Anônimos é uma irmandade mundial de apoio para pessoas que desejam se recuperar do vício em álcool. É uma irmandade de homens e mulheres que compartilham suas experiências, forças e esperanças para se manterem sóbrios e ajudar outros a alcançar a sobriedade.

Os princípios do A.A. são baseados nos Doze Passos de recuperação, que incluem admitir o poder do álcool sobre suas vidas, buscar ajuda espiritual, fazer um inventário moral e ajudar outros que também lutam contra o vício.

O site oferece uma seção para encontrar reuniões locais próximas a você. As reuniões são gratuitas, e qualquer pessoa que queira parar de beber é bem-vinda. Não há necessidade de inscrição ou pagamento.

Nas reuniões, os membros compartilham suas experiências, falam sobre suas lutas e conquistas na sobriedade, e oferecem apoio uns aos outros. As reuniões podem ser realizadas em diferentes formatos, como discussões abertas ou fechadas.

Não é religioso, mas espiritual. O programa enfatiza a busca por uma conexão espiritual pessoal, independente de qualquer crença religiosa específica.

O anonimato é um princípio fundamental do A.A. Ele protege a identidade dos membros e promove um ambiente seguro para compartilhar abertamente sem o medo de julgamento ou exposição.

Não é necessário ser um(a) “alcoólatra” para participar, embora seja necessário reconhecer ser um(a) alcoólatra para ingressar em A.A. Se você acha que tem um problema com o álcool, é bem-vindo(a) a participar e compartilhar.

Não, o A.A. é autossustentável por meio de contribuições voluntárias de seus membros. Não há taxas para participar das reuniões.

A comunidade oferece apoio, compreensão e solidariedade. Membros ajudam uns aos outros a permanecerem sóbrios, e a comunidade é uma parte vital da recuperação.
Não, o A.A. não oferece tratamento médico ou profissional. É um programa de apoio complementar àqueles que estão buscando a sobriedade.

Ingressou recentemente em A.A.?

O que são os 12 Passos?
Os 12 Passos são um conjunto de princípios que ajudam na recuperação do vício em álcool. Eles envolvem a autoreflexão, o reconhecimento das fraquezas e o desenvolvimento espiritual para superar o vício.
Muitos começam trabalhando com um padrinho ou madrinha, um membro mais experiente que pode orientar e apoiar você no processo.
A literatura do A.A., como o “Livro Grande” (Alcoólicos Anônimos) e os “Doze Passos e Doze Tradições”, oferece insights sobre o programa, experiências de recuperação e orientações para enfrentar os desafios.
Evitar o primeiro gole é crucial. Participar de reuniões, entrar em contato com outros membros e praticar os princípios dos 12 Passos podem ajudar a fortalecer sua sobriedade.
Não há regra definida, mas frequentar reuniões regularmente é altamente recomendado por membros que estão há anos e décadas sem beber. Muitos acham útil participar de várias reuniões por semana para manter o foco na recuperação, enquanto outros afirmam que uma reunião semanal é suficiente. Depende de cada um.
As 12 Tradições são princípios orientadores que ajudam a manter a unidade e o funcionamento saudável das reuniões e grupos do A.A.
Sim, muitos compartilham suas próprias experiências, lutas e sucessos nas reuniões. Isso cria um ambiente de apoio e identificação.
Sim, o anonimato é fundamental no A.A. O que é compartilhado nas reuniões deve ser mantido em sigilo para criar um espaço seguro.
O importante é não desistir. Entre em contato com outros membros, compartilhe sua luta e busque ajuda imediatamente. A recaída não é o fim, mas uma oportunidade de aprendizado.
Além das reuniões, você pode participar de atividades de unidade, grupos online ou eventos sociais organizados pela comunidade para se conectar com outros membros. Você também pode participar do Serviço de A.A., o que também ajuda muitos membros da irmandade a evitarem o primeiro gole e construirem uma sobriedade mais feliz.

Como servir em A.A.?

Como posso me envolver no serviço de A.A.?
O serviço de A.A. é uma maneira de retribuir à irmandade. Você pode contribuir com seu tempo e habilidades para ajudar outros na recuperação.
A.A. é uma ONG sem fins lucrativos que opera pela solidariedade comunitária. Membros ativos se voluntariam para ajudar no funcionamento dos grupos, reuniões e outras atividades.
Existem diversas maneiras de servir, desde coordenar reuniões, atuar como padrinho/madrinha, participar de comitês de serviço, oferecer orientação a novos membros e ajudar em eventos.
Você pode escolher a área que melhor se alinha com suas habilidades e disponibilidade. As áreas incluem Comitê de Trabalho com os Outros (CTO), Comitê de Atendimento ao Telefone de Informação (CATI), Representante de Serviços Gerais (RSG) e outras.
O CTO envolve levar a mensagem de A.A. a hospitais, clínicas de recuperação, instituições e eventos públicos, compartilhando experiências de recuperação e esclarecendo dúvidas. O CTO é o coração de A.A.
O CATI é responsável por lidar com as questões relacionadas à tecnologia da informação dentro de A.A. Isso inclui o desenvolvimento e manutenção de sites, recursos online e sistemas de comunicação para garantir que a mensagem de A.A. seja acessível a todos que buscam ajuda.
O RSG representa seu grupo em nível de área ou distrito, levando sugestões e relatórios das reuniões e trazendo informações de outras partes da irmandade.
Sim, existem oportunidades de serviço que podem ser adaptadas à sua disponibilidade. Você pode ser voluntário em eventos, compartilhar em reuniões e oferecer apoio a outros membros.
Servir em A.A. ajuda a solidificar sua sobriedade, mantendo você conectado à comunidade e aos princípios do programa. Além disso, é uma forma de praticar os passos de A.A. na vida cotidiana.

Você pode entrar em contato com os membros mais experientes do seu grupo ou consultar o site do A.A. para obter informações sobre comitês de serviço e áreas de atuação.