REUNIÕES HOJE

Outros

Nossa História

Em 1946, Herb D. fundou o primeiro grupo de Alcoólicos Anônimos (A.A.) no Brasil, e a história de A.A. no país evoluiu desde então.
Facebook
WhatsApp
Telegram
Email

Índice Clicável

Em 1946, em Chicago (EUA), o publicitário norte-americano Herb D., de 42 anos, membro de A.A. sóbrio há três anos, assina contrato para dirigir a filial de uma agência de publicidade no Rio de Janeiro, por três anos.

Em junho daquele ano Herb chega ao Rio, ao lado de sua esposa Elizabeth, que diferente do marido, conhecia bem o nosso idioma. Herb trazia o contato de outros membros estrangeiros para tentar criar um grupo de A.A., o qual viria a chamar-se “A.A. Rio de Janeiro Nucleous” ou “Os Desidratados de Herb”.

Por alguns meses, as reuniões eram às segundas-feiras, numa sala do recém-inaugurado prédio da ABI-Associação Brasileira de Imprensa, no Centro do Rio de Janeiro, por iniciativa do jornalista Herbert Moses, presidente da ABI e um dos primeiros amigos de A.A. no país.

Nesse mesmo prédio, a ACM-Associação Cristã de Moços, cedeu ao A.A., a caixa postal nº 254, onde durante anos foram recebidas inúmeras cartas com pedidos de ajuda.

O Primeiro Livro

No início de 1948, Herb publicou na imprensa uma série de artigos sobre o alcoolismo.

Como resultado dessa publicidade, um morador de Niterói pediu ajuda para seu irmão, o contabilista Harold W., neto de ingleses, nascido no Rio de Janeiro.

No dia 13 de março de 1948, logo de manhã, Herb foi visitar Harold na casa do irmão, onde morava de favor. O contabilista estendeu-lhe a mão direita, muito trêmula, enquanto, com a esquerda, segurava um copo de cachaça.

Herb combinou que Harold tentaria parar de beber substituindo os goles de cachaça por água da bica, até que o copo contivesse apenas água.

Em seguida, deveria traduzir para o português um livreto que Herb entregou-lhe. Marcaram novo encontro para dali a quatro dias, na sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI).

Na data marcada, Harold bebeu de manhã o seu último gole e, à tarde, entregou a Herb a tradução, ainda incompleta, daquele que seria conhecido como “Livro Branco”, devido à cor da sua capa, que continha a sigla “A.A.”, o título “Alcoólicos Anônimos” e o endereço “Caixa Postal 254 – Rio de Janeiro, Brasil”.

Publicado sete meses depois, em outubro de 1948, foi a primeira literatura de A.A. do Brasil.

Em maio de 1949 Herb e Elizabeth retornaram aos EUA, com o fim do contrato. Deixaram um pequeno e sólido grupo de A.A., cuja coordenação passou para Antônio P., o primeiro brasileiro que se integrou à Irmandade, em 5 de setembro de 1947, sendo esse dia considerado a data de nascimento de A.A. do Brasil.

O Grupo Central do Brasil

No dia 19 de fevereiro de 1952 foi fundado o Grupo Central do Brasil, inicialmente num imóvel alugado na Rua Marechal Floriano, transferindo-se depois para a Igreja de Sant’Anna, Praça XI, onde permanece até hoje.

Foram diversas as contribuições do Grupo Central do Brasil. Dentre elas, o primeiro Boletim Nacional de Notícias de A.A., a criação da sacola da Sétima Tradição e a tradução, impressão e distribuição gratuita de 34 títulos da literatura de A.A.

Em agosto de 1952, foi fundado o segundo grupo de A.A. do Brasil, em Friburgo, ainda na Área 01. Logo após surgiram grupos em Juiz de Fora e Belo Horizonte, em Minas Gerais, e em novembro de 1953, em Salvador na Bahia.

Nas Ondas do Rádio

Nos anos 50, radialistas de grande expressão divulgaram A.A., com destaque para o médico Dr. Paulo Roberto, campeão de audiência com os programas Obrigado Doutor!, Gente que Brilha e Nada além de 2 minutos, na Rádio Nacional, onde falava de alcoolismo e da importância de Alcoólicos Anônimos.

Em 1961 o Grupo Central do Brasil recebe a companheira Dorothy N, uma das primeiras mulheres brasileiras em nossa Irmandade. Foi responsável pela chegada de inúmeras outras companheiras.

Dedicou-se a criar Grupos de estudo da nossa literatura.O apoio do teatrólogo e diplomata Paschoal Carlos Magno foi fundamental para a realização da 1ª Convenção Nacional de A.A. no Pen Club e Colégio Talmud Torak, de 30 de outubro a 2 de novembro de 1965.

Expansão Nacional

A partir do início de Alcoólicos Anônimos na Área 01, nossa mensagem foi disseminada através de membros vendedores e representantes comerciais, que atravessavam o país anunciando suas mercadorias e abrindo grupos de A.A. em todas as regiões.

Na década de 80, o psicanalista Dr. Eduardo Mascarenhas, radicado no Rio de Janeiro, através de seus livros, artigos nos jornais e aparições na TV, divulgava com entusiasmo os Doze Passos de A.A., atraindo novos membros para a Irmandade.

A novela Vale Tudo da Rede Globo, transmitida entre 1989 e 1990, atingiu enorme audiência e retratou o alcoolismo da personagem Heleninha Roitman (interpretada pela atriz Renata Sorrah) e sua recuperação através de A.A., contribuindo para o ingresso de muitas mulheres na Irmandade.

Até hoje, aquela emissora, sempre como apoio do ESL-RJ e da Área 01, vem apresentando em suas novelas e casos especiais, personagens alcoólicos que obtiveram sucesso em sua recuperação com o programa de Alcoólicos Anônimos.

O Cinquentenário de A.A. do Brasil

Em 1997, a XIV Convenção Nacional de A.A. foi realizada no Rio de Janeiro, aproveitando-se para comemorar os 50 anos de A.A. do Brasil.

Os organizadores realizaram intenso trabalho de divulgação e relações públicas, obtendo grande exposição em rádios, jornais e TVs, além de autorização para uso de dois excelentes espaços para o encontro – Maracanãzinho e Riocentro. Estima-se que entre 10.000 e 15.000 pessoas estiveram presentes.

O evento foi prestigiado com as presenças do Presidente da Junta de Custódios dos EUA/Canadá, dois representantes do Uruguai e uma Custódia não-alcoólica do Chile.

Também estava presente, já de cabelos brancos, Harold W., um dos pioneiros de A.A. do Brasil.

Enfrentando a Pandemia

Em março de 2020, com o início da pandemia de Coronavírus, vieram as restrições governamentais à circulação e aglomeração de pessoas e os grupos começaram a suspender suas atividades.

Companheiros com maior intimidade com a Internet, tanto da Área 01, quanto do ESL-Sede, se reuniram e adquiriu-se uma sala virtual na plataforma Hot Conference.

No dia 16 de março de 2020, a Área 01 abriu a primeira sala de reuniões à distância de A.A. do Brasil, com reuniões de recuperação todos os dias às 10h, 19h30 e 22h.

Paralelamente, foi aberto um grupo de Whatsapp que funciona como Linha de Ajuda. Esse projeto teve no ESL um braço muito importante, pois companheiros atendiam 24h solicitações de informações e ajuda, através do siga-me do telefone do ESL.

Os interessados eram encaminhados para o grupo Whatsapp, onde, ainda hoje, são recepciona- dos por companheiros experientes que informam, trocam mensagens e experiências, motivando-os a entrarem nas reuniões online.

No início desses serviços, a imprensa nos pro- curava para saber como estávamos lidando com a pandemia e o nosso delegado encaminhava as solicitações à JUNAAB.

Com isso tivemos matérias publicadas em veículos importantes como a Revista Veja, Folha/Uol, Rádio da UFMG e Band News. O jornal O Globo publicou uma reportagem sobre alcoolismo entre as mulheres, no caderno Ela.

Em 21 de junho, após 98 dias e aproximadamente 300 reuniões, os companheiros da coordenação da Área decidiram suspender as reuniões à distância, mas permanecer com o grupo de Whatsapp nos mesmos moldes, ou seja, os interessados que procuram a linha de ajuda dos ESLs, são encaminhados para esse grupo e ali companheiros passam informações sobre reuniões online que ocorrem nos grupos da Área.

AINDA NO PRIMEIRO ANO DE PANDEMIA, REALIZAMOS EVENTO ONLINE EM COMEMORAÇÃO AOS 35 ANOS DA REVISTA VIVÊNCIA, COM TEMÁTICAS SOBRE A HISTÓRIA E A CONSTRUÇÃO DA REVISTA SEMINÁRIO PARA PROFISSIONAIS

O primeiro seminário online para profissionais foi realizado no dia 3 de setembro, na Semana do CTO. Esse seminário foi organizado por todos os ESLs da Área 01. Uma nova metodologia foi escolhida com uma amiga de A.A. para apresentar e mediar o evento.

A Dra. Jaira Freixiela, Custódia Nacional “Classe A” – Presidente da Junta de Custódios (2014-2017), foi a apresentadora do seminário, que ainda teve falas de companheiros e palestras da Dra. Gabriela Henrique, Dr. Oscar Cox e Dra. Tania Viana da Faculdade de Medicina Souza Marques.

Os profissionais inscritos interagiram com perguntas pelo chat, sendo o evento filmado para o canal no Youtube do ESL-RJ, com todos os cuidados relacionados ao anonimato dos companheiros. O Evento teve a presença de 160 participantes na sala, e já está com mais 800 visualizações no canal.

Ainda no primeiro ano de pandemia, realiza- mos evento online em comemoração aos 35 anos da revista Vivência, com temáticas sobre a história e a construção da revista, palavra do Dr. Oscar Cox – Custódio Nacional “Classe A” – Presidente da Junta de Custódios (2007-2010), palestra da Dra. Tahis Vilela, psicóloga amiga de A.A., que foi entrevistada na Vivência número 180, e temáticas do delegado da Area 01 e de companheiros de Rondônia, Paraíba e do Rio de Janeiro sobre como chegaram ao A.A. por meio da Vivência. A revista número 189 publicou artigo sobre as ações da Área 01 durante a pandemia.

Assembléia de Área à Distância

No dia 13 de dezembro de 2020 realizamos a primeira Assembleia de Área online, quando foram eleitos o MCA titular, a MCA suplente, os delegados titular e suplente, e homologou-se o nome da Dra. Gabriela Henrique, psicóloga amiga de A.A., para concorrer ao encargo de Custodia Nacional Classe A.

Na 45ª Conferência de Serviços Gerais de A.A., realizada em dezembro/2021., a Dra. Gabriela foi eleita Custódia Nacional “Classe A” – Vice Presidente da Junta de Custódios (2022-2025).

A partir daí, outros eventos online e híbridos foram realizados, e as atividades começaram a voltar paulatinamente ao formato presencial, como ocorreu em todas as Interdistritais de 2022.

Hoje, a Área 01 possui dois Setores, sete ESLs, 31 distritos, 450 grupos presenciais e dezenas de reuniões online.

Contato de Ajuda

Peça ajuda e receba orientações pelo Whatsapp de A.A.

Grupos

Encontre aqui grupos de reunião de A.A. da Área 37/PR/SC

Convide A.A.

A.A. em Clínicas, Empresas, CAPs, Universidades

icone interrogacao aa

Você não conhece A.A.?

Separamos 10 perguntas e respostas para você conhecer mais sobre A.A.

icone interrogacao aa

É novo membro em A.A.?!

Separamos 10 perguntas e respostas para recém ingressados(as) em A.A.

icone interrogacao aa

Como servir em A.A.?

Separamos 10 perguntas e respostas para membros que desejam servir A.A.

Mais conteúdo

Conheça mais conteúdos e publicações de Alcoólicos Anônimos.